12/09/2014

Yellow Jacket & Wasp (Jaqueta Vermelha & Vespa)



#58 UK / PT
nome real: Dr. Henry "Hank" Pym
outros nomes: Homem-Formiga; Golias; Homem Gigante; Vespa
ocupação: bioquimico
local de nascimento: Elmsford, New York
grupos de afiliação: Vingadores; A Iniciativa; Vingadores da Costa Oeste
1º aparição: Avengers #59 de 1968
Criado por:  John Buscema
 Roy Thomas
poderes e habilidades: com a descoberta de "partículas Pym" que permitem massa a ser desviado ou adquirida a partir de uma dimensão alternativa.
Armas: Como Jaqueta Amarela, Pym usou sua habilidade encolhimento em uma arma bio-energia (mais tarde incorporada em manoplas de detonação.)
altura: 182 cm (variável)
peso: 83 kg
olhos: azuis
cabelos: loiros

Hank Pym foi o primeiro personagem a assumir o nome de Yellowjacket, também era conhecido como Homem-Formiga, Gigante, Golias e mais tarde como o Vespa. O personagem tem sido associado com várias equipes, incluindo os Vingadores e os Defensores. Foi um brilhante cientista que passou boa parte de seu tempo em seu laboratório. Um dia, descobriu um processo no qual ele iria manipular um grupo  recém-descoberto de partículas subatômicas através de campos magnéticos. Pym testou os soros em si mesmo, e, acidentalmente, encolheu ao tamanho de uma formiga e ficou preso dentro de um formigueiro.
Anos mais tarde, Pym, que estava passando por estresse mental grave, teve um acidente em seu laboratório, respirando vapores químicos. Com sua sanidade deformada, criou uma quarta de identidade: Jaqueta Amarela. Ele voltou para os Vingadores, sequestrando Janet e forçou-a a se casar com ele. Quando ele foi confrontado pelos Vingadores que o trouxeram de volta para seu perfeito juízo, Pym e Janet decidiram deixar o casamento de pé. Eles se aventuraram com os Vingadores e, mais tarde, eles desfrutaram de uma breve permanência ao lado dos heróis dos Defensores.
Os problemas mentais de Pym continuaram a piorar. Ele voltou para os Vingadores, determinado a provar a si mesmo ao lado dos pesos pesados ​​da equipe, o que só aumentava a seu estresse. Em um ponto, ele atingiu Janet, e mais tarde, durante a batalha com o Elfqueen equivocadamente, Pym atacou-a quando ela estava prestes a se render. Os Vingadores começaram um processo de corte marcial por Pym, que, perdendo sua sanidade, criou um robô para destrui-los - mas construído com um mecanismo de proteção que Pym ativaria para "salvar" seus amigos e recuperar seu status. O estratagema falhou e a Vespa, que descobriu a traição de Pym, salvou o time. Pym prontamente saiu, e Janet pediu o divórcio. Pym foi ainda oprimido como seu velho inimigo Cabeça de Ovo , designado para roubar artefatos nucleares, levando à prisão de Pym. Cabeça de Ovo levou os Mestres do Terror para  libertar Pym de seu julgamento, ainda que o implicava em vilania. Pym logo derrotarou os Mestres, sozinho, redimindo-se, mas ele decidiu não reunir os Vingadores. Pym mais tarde viria a se aliar com eles quando foi necessário para sua experiência. Com o tempo, seu relacionamento com a Vespa foi reconciliado.
Mais tarde se aposentou do combate contra o crime. Ele ainda se juntou aos Vingadores, no entanto, quando eles abriram sua filial Costa Oeste, a fim de supervisionar as instalações e a pesquisa científica. Crescer desanimado, no entanto, ele logo decidiu cometer suicídio, mas foi interrompido por Asa de Fogo, que o ajudou a conciliar as duas áreas de sua vida: de combate contra o crime e na investigação científica. Como Hank Pym, pesquisador, voltou aos Vingadores em tempo integral, muitas vezes atuando como líder de campo.
Continuando a aventura ao lado dos Vingadores, sua relação com Vespa vindo a melhorar, tornando-se muito platônico romanticamente. O relacionamento deles atingiu um ponto áspero durante a batalha com Kang (na realidade, Immortus  se passando por este), quando, a fim de salvar a vida da Vespa, Pym realizou  radical experimentos que transformaram-na em um inseto híbrido mulher.
Ajudou a reorganizar os Vingadores com a Vespa e seus companheiros de equipe, parando a ameaça da feiticeira Morgan Le Fay. Ele, então, concordou em permanecer como um membro reserva, retornando ao seu trabalho de laboratório em tempo integral. Pym e Vespa se juntariam com os Vingadores em uma base quando necessário. Durante este tempo,  comutada para a sua identidade Golias mais uma vez.
Em um ponto, ao investigar as maquinações do bárbaro feiticeiro Kulan Gath, que tinha transformado uma aldeia sul-americana em uma versão parecida com o seu período de tempo nativo, Pym foi transformado em uma versão gigante da sua identidade Jaqueta Amarela. Embora tenha sido rapidamente restaurado ao normal, a reversão tinha inconscientemente permitido que a identidade formasse para si um corpo de massa extradimensional. Pym tinha procurado por muito tempo suprimir o impulsso egoísta, preferindo recorrer a racionalidade e prudência, e agora os dois lados de sua personalidade compartilhavam a mesma massa sob a forma de dois corpos separados. "Jaqueta Amarela" sub-repticiamente ajudou "Golias" e os Vingadores escapar Kulan Gath, e ele secretamente os seguiu de volta para a sua sede Mansion. Logo, Jaqueta sequestrou Golias, aprisionou-o e tomou o seu lugar como Golias entre os Vingadores.
Embora muitos de seus companheiros de equipe reconheciam o comportamento estranho "Golias", ninguém suspeitava da verdade. Yellowjacket ocasionalmente sucumbia à dor debilitante, uma tensão de dois corpos sobre a mesma massa. A tensão se tornou muito, e Yellowjacket começou a desaparecer. Sem saber do que estava acontecendo, os Vingadores encontraram apenas uma fonte de ajuda, seu antigo inimigo, Jonathan Tremont, que ajudou Pym confrontar os dois lados da personalidade, se fundiram para restaurar a normal. Pym voltou aos Vingadores e assumiu sua identidade Yellowjacket mais uma vez, alegando que seria assim, com a identidade que lhe deu a maioria dos problemas, que ele teria de enfrentar seus problemas e descobrir se ele estava realmente curado.
Pym e Vespa renovaram seu relacionamento romântico; propôs novamente a Janet van Dyne, mas ela recusou, temendo que ele um dia poderia perder o controle sob stress. Vespa então começou a explorar caminhos diferentes de sua vida. Ela começou a usar seus poderes em tamanho mudando a crescer em tamanho semelhante ao Giant-Man. Ela também teve um caso com seu companheiro de equipe Hawkeye. A Vespa, GaviãoArqueiro, e Pym evitando chegar a um acordo com este novo triângulo amoroso desconfortável, com os Vingadores  sofreram uma série de ataques súbitos e devastadores de amigos e inimigos, parte dos quais resultaram em She-Hulk. A Wasp foi sumariamente golpeada e posta em coma. Quando ela se recuperou, ela e Pym renovaram seu relacionamento mais uma vez. O casal optou por não retomar a adesão quando os Vingadores se desfizeram, e Pym assumiu uma oferta como um cientista de pesquisa na Universidade de Oxford.
Após a invasão Skrull, Pym adotou o codinome Vespa em homenagem a falecida companheira e voltou aos Vingadores, liderando uma equipe de sua autoria. Durante o tempo em que seus companheiros estavam lutando com a entidade Unspoken, Eternity chamou  Pym deCientista Supremo da Terra (o equivalente científico do Sorcerer Supreme). Logo após Pym e sua equipe derrotarem o Unspoken, eles lutaram e derrotaram o Homem Absorvente com a ajuda de Vingadores de Norman Osborn. Vingadores de Pym anteriormente substituidos por agentes do G.R.A.M.P.A., garantindos por Osborn não poderia prendê-los, mas isso foi apenas temporário. Pym seria convidado a dar auxílio durante o cerco de Asgard de Osborn, mas não pode devido ao retorno de Ultron.


Nenhum comentário:

Postar um comentário