05/03/2014

Iron Fist (Punho de Ferro)



#44UK PT

nome real: Daniel "Danny" Thomas Rand-K'ai
ocupação: empresário, lutador
 local de nasciemento: County Mayo, Ireland
grupos de afiliação: Armas Imortais; Defensores
ThunderboltsVingadoresVingadores Secretos
1º aparição: Marvel Premiere #15 Mai1974
Criado por:  Roy Thomas
Gil Kane
poderes e habilidades: Socos com KI concentrado no punho; Mestre em artes marciais
 Enorme conhecimento do corpo humano e suas fraquezas

altura: 180 cm
peso: 80 kg
olhos: azuis
cabelos: loiros

Punho de Ferro foi outro personagem Marvel que assim como O Mestre do Kung Fu tentou aproveitar a onda de filmes marciais dos anos 70. Seu poder era concentrar sua força interior em um dos punhos, o tornando duro como ferro. Daí seu nome, Punho de Ferro. Teve uma fase de sucesso quando foi desenhado pelo então promissor artista John Byrne e roteirizada por Chris Claremont. Essa dupla ficaria famosa pela série de histórias posteriormente produzidas da equipe mutante X-Men. Uma curiosidade é que em uma das histórias da dupla, um vilão canadense tem sua estréia nos quadrinhos. Dentes-de-Sabre, antes um mercenário de pouca importância, que passaria a ser relevante a outro personagem mutante, Wolverine.
Após algumas histórias solo (publicadas originariamente no Brasil pela editora Bloch em revista própria), Punho de Ferro teve a sua revista fundida com a de outro herói, Luke Cage (com trejeitos inspirados no lutador Mohamed Ali) e que depois passaria a se denominar simplesmente Cage. Com a saída de Byrne, a revista acabou por ser cancelada.
Daniel Rand é filho do empresário norte-americano Wendell Rand que, ainda jovem, descobriu a mística cidade de Kun Lun. A cidade só se manifestava na Terra à cada 10 anos, e quando Daniel estava com 9 anos, ele, seus pais e o sócio Harold Meachum fizeram nova expedição para procurá-la. Causando a morte dos pais de Daniel, Harold voltou para tomar os negócios de Rand. Daniel encontra a cidade, e ao expressar seu desejo de vingança contra Harold, é treinado em artes marciais, por ordem de Yu Ti. Após 10 anos, quando a cidade volta a aparecer na Terra, Daniel agora transformado no Punho de Ferro, volta à civilização para realizar a sua vingança. Punho de Ferro se juntou aos Novos Vingadores (compostos por Luke Cage, Homem-Aranha, Wolverine, Mulher-Aranha, Doutor Estranho) após a Guerra Civil. 
Punho de Ferro não é só um dos lutadores da Marvel, mas também é controlador de energia espiritual ki.
Punho do Dragão é um golpe onde ele canaliza seu Ki em seu punho e aumenta a força de seu golpe proporcional a um golpe de Shou Lao, o Dragão que ele teve que matar para ter os poderes. Não só isso, mas quanto mais concentrado ou forte estiver o seu Ki, mais forte sai o golpe. Ao início, Punho de Ferro consegue usar essa técnica apenas em um punho, mas depois a desenvolve e passa a usar nos dois e podendo deixar o brilho do Ki durante a batalha sem precisar de apaga-lo para invoca-lo novamente. Do mesmo jeito que o Punho do Dragão é onde se concentra Ki no punho, Punho de Ferro pode concentrar sua energia espiritual em outras partes do corpo como os pés e poder destroçar muito mais além com os seus chutes. Algumas vezes em fúria, o Punho de Ferro já apareceu com o corpo inteiro brilhando com o Ki, e em outras o seu Ki fez seu uniforme mudar toda a parte verde para vermelha, ainda não se sabe muito sobre isso, apenas que é uma raridade de acontecer.
Espírito do Dragão, este é o golpe mais poderoso do Punho de Ferro, e são poucas as vezes que foi mostrado. Neste golpe ele ataca o inimigo como se fosse usar mais algum Punho do Dragão ou qualquer golpe de Ki, mas, um efeito diferente acontece, o Ki passa a ficar na forma de um dragão espiritual gigante no qual devasta tudo que há entre Punho de Ferro e seu inimigo. Depois de dominar todas as técnicas, o tempo passa e em um treinamente em Kun Lun, Punho de Ferro le um livro sagrado com os segredos dos antigos Punhos de Ferro e domina toda a doutrina. Após ler esse livro, seus poderes aumentam não revelados até que ponto ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário